sexta-feira, 8 de abril de 2011

A Vida é Bela

"A Vida é bela quando se torna significativa, até mesmo em um campo de concentração" Gustavo Alvarenga


A vida é bela é um filme italiano que retrata o País durante a Segunda Guerra Mundial. Guido, filho de judeus, é mandado para um campo de concentração, juntamente com seu filho, o pequeno Giosuè. Guido é um homem simples, inteligente e espirituoso, um pai amoroso, e graças a isso consegue fazer com que seu filho acredite que ambos estão participando de um jogo, sem que o menino perceba o horror no qual estão inseridos. Em meio à terrível realidade do holocausto, Guido extraiu beleza para proporcionar felicidade ao filho.


Alguém poderia acusar Guido de irreal e enganoso, porém relembro com ele que a vida é mesmo bela e que é possível do caos fazer viver ou reviver a felicidade: “No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus haja luz; e houve luz”. Gn 1:1-4.


Por tantas vezes, ao caminhar pela cidade, 


 lembro-me desse versículo. Imagino: Deus sabe exatamente onde e como estou. Esse lugar não seria, se não fosse pelo poder criador de Sua Palavra: “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito” Sl 34:18. Ele paira sobre o caos e penetra em todo ambiente de fé e quebrantamento.


Não é possível ver a vida sem Deus. Ele está no domínio da história. O Papa Bento XVI, em visita a Auschwitz, fez a seguinte declaração:“Num lugar como este, as palavras falham. No fim, só pode haver um terrível silêncio, um silêncio que é um sentido grito dirigido a Deus: Por que, Senhor, permaneceste em silêncio? Com pudeste tolerar isto? Onde estava Deus nesses dias? Porque esteve Ele silencioso? Como pôde permitir esta matança sem fim, este triunfo do demônio?”


A maldade espanta, limita, emudece e grita, mas não está esquecida, nem oculta aos olhos do Senhor. A ausência de Deus no coração dos ímpios é capaz de criar monstros, afinal o inferno é real e também seus demônios. Batalhas podem ser vencidas por esse exército das trevas, mas o fim da guerra já está escrito e não pode ser mudado: “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chamava-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.” AP 11:1 Então surgirá nas nuvens o Filho de Deus, com poder e glória.


A pergunta do Papa, não ficará sem resposta. Tudo quanto se mostrou incompreensível para nós será revelado. Por isso, guardo em silêncio muitas dúvidas. Sei que homem algum é capaz de possuir a plenitude da sabedoria. Enquanto houver lágrimas, haverá também beleza.  Aquela reservada para os que crêem que resulta em socorro, conforto e sustento em todos os tempos.


Como Guido, do filme a vida é bela, que por amor, considerava o sorriso do filho, o bem mais precioso, fito meus olhos na glória. Esta me faz ver além do holocausto. Esta me faz dormir e acordar sabendo que hoje, agora, o Senhor perto está. Que no último capitulo do Livro da  Vida está escrito: “Certamente cedo venho. Amém. Ora vem Senhor Jesus” Ap. 22:20.  E enfim, o bem triunfará.

Por Wilma Rejane

0 comentários:

Postar um comentário