domingo, 14 de agosto de 2011

Lírios do campo


Lírios Vermelhos
Lírios vermelhos do Vale do Rio Caratinga



João Cruzué 

Uma das coisas mais belas da minha terra, o lugar onde passei minha adolescência, é lírio vermelho. Não é um vermelho qualquer, mas uma cor parecida com o fogo. Um vermelho afogueado, exatamente igual a esse da foto. E para não me esquecer de lá, trouxe alguns tubérculos e os plantei no meu quintal da minha casa, em São Paulo. Fiquei esperando pelo inverno, o tempo de suas flores. A vida do cristão que anda em sinceridade com Deus é também muito parecida com as flores desse lírio.

Lírios são clássicos da natureza, cantados em muitas poesias e até mesmo o próprio Senhor Jesus Cristo recitou: Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

Os lírios vermelhos que plantei no meu quintal, nasceram, cresceram, ficaram verdinhos mas não floriram.

Na terra das Gerais, no vale do Rio Caratinga o período da seca começa no mês de junho e vai até meados de outubro. Isto coincide com o inverno. E quando os pastos perdem todo o verde e chão se mostra seco de verdade, as hastes do lírio vermelho surgem do chão endurecido e cumprimentam a natureza vizinha com aquela cor vermelho-fogo surpreendente. 
Fonte:tenda na rocha

0 comentários:

Postar um comentário