terça-feira, 5 de julho de 2011

Lições à beira do tanque de Betesda




Wallace Sousa
Há em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, um tanque que, em aramaico, é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta.Ali costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas.De vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitada as águas, era curado de qualquer doença que tivesse.Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos.

Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: “Você quer ser curado? “ Disse o paralítico: “Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim. Então Jesus lhe disse: “Levante-se! Pegue a sua maca e ande”.Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar. Isso aconteceu num sábado. João 5.1-9
A forma como as pessoas nos vêem e a forma como Deus nos vê é diferente, sabia?

Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração. 1 Samuel 16:7

O que as pessoas viam naquele parálitico velho e cansado? Uma fonte de problemas, e problemas sem solução. Alguém sem futuro, sem esperança e sem capacidade de produzir algo relevante para a sociedade. Um fardo, não só para ele mesmo como para os demais a sua volta. Para muitos, sua ausência nem seria sentida, apesar das várias vezes que o viram ser colocado junto ao tanque, à espera do milagre. Era isso que as pessoas viam.

Mas, e o que Deus via naquele homem sem nome, sem história, sem currículo e sem futuro era diferente.
Deus via nele alguém capaz de carregar seus fardos do passado, e viver um futuro diferente. Sabe, Deus pode fazer com que aquilo que, hoje, nos é motivo de vergonha, desprezo e ridicularização se torne nosso troféu, o símbolo de nossa vitória. Talvez você nem saiba, mas o Senhor vai mudar seu cativeiro, e aquilo que hoje você carrega com vergonha vai se tornar, em breve, algo que você carregará com orgulho. Deus vai agir na sua vida, caro leitor, creia, e você vai voltar aqui e relatar o milagre que Deus fez em sua vida.

Sim, você deixará de ser motivo de pilhéria, de piada e de brincadeiras de mau gosto, e as pessoas, que antes lhe viam com desprezo, vão ser obrigados a reconhecer que Deus mudou sua história, fez um verdadeiro milagre, e eles passarão, de “tiradores de sarro” a admiradores e pedintes de conselhos seus.

Sim, seu milagre vai chegar, sua bênção vai chegar. Acredite, não sei seu nome, não conheço sua história, mas conheço o meu Deus, e creio firmemente que Ele muda situações e transforma vidas, restaurando lares, famílias inteiras.

Essa promessa é sua, acredite e fique no lugar, espere o tempo certo, e Alguém vai procurá-lo com a ordem: “levanta-te e anda”!.


Betesda significa, para alguns estudiosos, "Casa de misericórdia"

Que Deus o abençoe.

0 comentários:

Postar um comentário